sexta-feira, 21 de abril de 2017

Professor Áureo de Mello Júnior dá palestra intitulada “História Económica Social do Brasil”



No dia 10 de abril de 2017, o professor de História da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Áureo de Mello Júnior, visitou a Faculdade de Estudos Europeus e Latino-Americanos da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (SISU), tendo proferido uma palestra intitulada “História Económica Social do Brasil”.

A palestra abordou o processo de desenvolvimento económico e social do Brasil. O professor começou com uma introdução geral do país, que incluiu informações sobre a área territorial, a população, os recursos naturais e a distribuição industrial, etc., acompanhada por um vídeo sobre a paisagem natural e humana. Depois, apresentou em ordem cronológica a história económica e social do Brasil, tendo destacado e analisado as causas e o impacto profundo do golpe militar de 1964, um assunto decisivo na história deste país. Ao se referir à situação atual, o professor mencionou alguns projetos sociais do governo de Lula da Silva e também fez um comentário sobre a ex-presidente, Dilma Rousseff.

Durante a palestra, o professor usou uma abundância de materiais. Por exemplo, quando falou sobre o problema do emprego, o gráfico adoptado indicou claramente a situação, permitindo aos alunos uma compreensão intuitiva e imediata dessa área antes desconhecida. Ao mesmo tempo, os alunos assistiram à palestra com todo o interesse e comunicaram ativamente com o professor depois da palestra.

Esta atividade não só enriqueceu o nosso conhecimento sobre este país sul-americano e ofereceu-nos uma oportunidade preciosa de praticar a língua portuguesa, como também revelou ser um bom exemplo de cooperação internacional da Faculdade com o exterior, resultando num acumular de experiências para um desenvolvimento mais aprofundado e sustentável.

ORIGINAL LINK
http://pt.shisu.edu.cn/resources/news/content6202

2 comentários:

Carlo disse...

Parabéns professor Aureo, mais uma vez abrilhantando nosso país e o representando da melhor forma possível, são pessoas como o senhor que este país precisa, brilhante, capaz e destemido, ao buscar novas experiências, difundindo o conhecimento e possibilitando a nossos alunos a inestimável experiência "in loco" que o verdadeiro historiador detém, ao lado do conhecimento acadêmico.

Unknown disse...

Parabens professor, hj tive o prazer de conhecer, um mestre na sabedoria e conhecedor arduo da historia, muito honrado por conhece- lo e tê- como meu supervisor no estágio.